quinta-feira, 27 de março de 2008

"Há de surgir uma estrela no céu cada vez que você sorrir"


Olá pessoal.

Primeiramente gostaria de agradecer imensamente o carinho de todos que deixam aqui sua opinião, que complementam o post ou os que simplesmente lêem. Segundo, queria dizer que hoje vou usar esse espaço, e me atrevo a falar, em nome das pessoas que estiveram na coletiva de apresentação do programa Aprendiz 5 O Socio.

Viviane Ventura Brafmann é a mais pura essência do sucesso. E vou explicar o por quê.

Aos 17 anos entrou na Universidade Paulista no curso de Comércio Exterior. Logo conseguiu um estágio em um banco de São Paulo, onde em pouco tempo tornou-se Gerente da área de planejamento estratégico.

Em 2000, Vivi se formou. Em 2002, em busca de novos desafios, assumiu a gerência de criação e eventos da antiga VTeatro, empresa de comunicação empresarial hoje denominada Cleó Ventura Comunicação e Arte.

Em 2004, teve a oportunidade pela qual todos lutamos esse ano, e realizar um grande sonho, entrar no reality show Aprendiz, programa que ela havia acompanhado na versão americana e por muitas vezes se empolgava e se colocava no lugar dos candidatos.

Ela passou pelo processo de seleção do programa e foi uma das 16 escolhidas. Durante dois meses e meio, ela, assim como todos os outros 15, foi testada de todas as formas através de provas, até que, na noite do dia 23 de dezembro de 2004, Vivi ouviu a frase: "Viviane, você está contratada".

Atualmente, é gerente de Desenvolvimento de Novos Projetos da empresa norte americana de marketing direto Wunderman, representada pelo grupo Newcomm, presidida pelo Roberto.

Todas essas etapas na vida de Vivi demonstram que ela é o próprio "querer é poder". Uma vez perguntada qual era seu maior medo, ela respondeu que era sentir medo, ou seja, a Viviane é movida por esse sentimento de superação, de quebra de barreiras, de vencer o medo de ter medo. Fantástico!

Porém o que mais chama atenção neste ser humano fantástico e o jeito como ainda trata as pessoas, uma atenção especial, cheia de carinhos, como se realmente fossemos tão importante para ela como aquele amigo de infância ou aquele cliente fiel. Não tem diferença para ela, todos são seres humanos.

Isso tudo a faz diferente, completa, a beira da perfeição. Por tudo isso, Viviane Brafmann Ventura, você para nós representa não só uma amizade verdadeira, mas uma fonte de inspiração e motivação e superação.

Que Deus continue te iluminando sempre!

quinta-feira, 20 de março de 2008

EXPORTAÇÃO: CAMINHO PARA O CRESCIMENTO


Diariamente chegamos a conclusão que a flutuação do dólar é uma realidade, e que não há mais como prever sua instabilidade. Diante dessa circunstância, muitas pessoas acabam me questionando: “Por que exportar?”. Enfatizam os problemas enfrentados na exportação, no contato com o cliente e com outra língua e outras dúvidas como: e se der algum problema? E se o cliente não pagar? Como vou cobrar do outro lado do mundo.

Mas o questionamento que quero abortar aqui é: "Por que vou me arriscar exportar com o dólar tão baixo e o real fortalecido?"

Pri
meiramente, é preciso destacar algumas vantagens da exportação. Ao exportar, a empresa aumenta sua produtividade e, conseqüentemente, dilui seus custos, tornando-se mais competitiva. Outra vantagem é que exportar é sinônimo de diminuição da carga tributária, pois nossos produtos não sofrem incidência de IPI, ICMS, COFINS, PIS, PASEP e o IOF. Outro excelente fator é que, com a exportação, a empresa reduz a dependência das vendas internas, aumenta sua tecnologia, seus recursos humanos e fortalece sua imagem para o Brasil e o mundo, pois tornar-se uma referência importante uma vez que a marca da empresa estará vinculada a mercados externos, em geral mais exigentes, com reflexo positivo para os clientes e fornecedores.

A
consciência de que exportar é o caminho mais eficaz para garantir nosso futuro em um mundo cada vez mais competitivo, elevando e fazendo plena a nossa capacitação para podermos fazer frente à concorrência estrangeira é primordial a necessidade de sobrevivência.

Um dos princípios
básicos para começar a exportar é que a empresa não pode considerar a exportação como uma atividade esporádica, ligada às flutuações do mercado interno. Por isso, a queda da moeda do “Tio Sam” e o conseqüente fortalecimento do real não passam a ser um problema e, sim, a busca de uma melhor solução para se manter no mercado.

É fato que
a valorização do Real fez nossos preços encarecem no exterior. Porém, quando trabalhamos com comércio exterior, é preciso ter a consciência de que trabalhamos com o câmbio, e que este câmbio é livre.

Então qual é
o segredo para o sucesso diante deste cenário? Não darei aqui a receita do bolo, pois ela não existe. Mas, posso dizer que em um país onde há 3.400 leis de Comércio Exterior, além de 121 diferentes tipos de tributos, necessitamos aumentar nossas exportações (ampliando nossos mercados), para que os custos se diluam e o país se desenvolva.

quarta-feira, 19 de março de 2008

COMUNICADO

Boa Tarde à todos...

Gostaria de dizer que a partir da semana que vem estarei assumindo um compromisso maior aqui com vocês. Começarei a postar todas as terças e sextas. Acredito que com isso, quem gosta de ler minhas opiniões saberá o dia certo do post e os outros dias servirão para que todos possam entrar e dar sua opinião.

Tal compromisso vale de opiniões e pedidos das pessoas que sempre estão aqui, me ajudando e dividindo comigo as suas visões, seja pelo comments aqui, pelo msn ou e-mail.

Mas quero que saibam que fico muito feliz quando passam por aqui e deixam sua marquinha, quem puder fazer eu agradeço.

George

segunda-feira, 17 de março de 2008

EFEITO BORBOLETA E O MUNDO GLOBALIZADO


Olá amigos, primeiramente queria agradecer imensamente os comentários de todos aqui, espero que continuem freqüentando, seja elogiando, criticando ou opinando.

Hoje vou falar deste mundo cada vez mais conectado. É impressionante a velocidade com que as coisas acontecem hoje e como elas refletem no mundo simultaneamente.

O mundo dos negócios está cada vez mais parecido com o Efeito Borboleta, parte da Teoria do Caos, do matemático Edward Lorenz. A Teoria do Efeito Borboleta diz que o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo.

O “Efeito Borboleta” dos negócios já é uma realidade. Hoje pela manhã, abri a internet e vi: “Temor em relação aos EUA derruba bolsas da Ásia” onde falava da compra da Bear Sterns, o quinto maior banco de investimento dos Estados Unidos, que estava à beira da falência ameaçado pela crise de hipotecas de alto risco.

Portanto, temos que cada vez mais nos conscientizar que o que antes era chamado por mundo e dividido por suas fronteiras e países, hoje é um país só dividido por seus Estados.

Hoje saber mais de uma língua, saber mais do que sua cultura ou o que acontece além do “quintal da sua casa” não é uma questão de diferencial, de pessoa atualizada, é sim questão de sobrevivência, de necessidade.

As empresas cada vez mais se vêem na necessidade de exportar, expandir seus negócios, abranger outras culturas. E aquela que, uma hora ou outra, não se adaptar a essa realidade, esta fadada a morte, seja por que não se “aventurou” em outros mercados, seja por que seu mercado foi invadido por empresas estrangeiras, o famoso “se ficar o bicho pega, se correr o bicho come.

Depois desse panorama, quero deixar uma indagação para que cada um faça a si mesmo: “Eu, empreendedor, estou preparado para o Efeito Borboleta empresarial?

Boa semana à todos!!



quinta-feira, 13 de março de 2008

O Aprendiz - O Sócio???



Olá pessoal, esse é meu primeiro post de, quem sabe, muitos que virão. Quero dividir com vocês a minha experiência na participação da seleção do programa Aprendiz 5 - O Sócio e levantar um questionamento a respeito. A idéia surgiu depois de entrar no blog da Vivi Ventura (link ao lado), ganhadora do programa Aprendiz 1.

Foram 43 mil inscritos inicialmente, depois parece-me que em torno de 8 mil selecionados (não tenho certeza com relação a isso, são suposições) para um jogo virtual do Sebrae no qual se classificariam 1000 (depois mudou para 995) para a próxima fase, sendo o primeiro de cada chave, uma vez que o jogo era dividido em chaves de 3 até 8 participantes. Eu passei desta fase como primeiro do grupo.

Os 995 foram reduzidos para 294 participantes através de um estudo e critérios da produção da Record. Eu também fui selecionado para esta terceira fase, que consistia numa entrevista em São Paulo com os consultores do Sebrae. Nesta entrevista usavam ferramentas para saber se você realmente era um empreendedor. Eu passei dessa fase.

A quarta e última etapa reduzia os 294 para 85. Estes 85 escolhidos faziam o teste de VT na Rede Record em São Paulo, era o último e decisivo teste para a escolha dos 16. Não entrarei em detalhes quanto a esta fase pois irei tratá-la com carinho mais tarde, mas posso adiantar que cheguei um pouco mais ansioso que as demais fases, porém logo fui tranquilizado e familiarizado pela produção do programa Aprendiz. Fiz o teste.

Contei cada etapa do processo para chegar a pergunta deste post: Por que o programa procura um sócio pro Justus e ainda tem o nome de O Aprendiz??? O Sócio não teria que ser alguém já com um aprendizado avançado? Não se ofenderia por ser chamado de sócio aprendiz, ou aprendiz de sócio???

Muitas respostas poderiam ser dadas, como "Simples, para aproveitar a fama dos programas anteriores com uma pimenta a mais" ou "De acordo com a versão americana do programa , não poderia mudar o nome, pois poderia perder credibilidade" enfim, várias respostas nos passam pela cabeça, mas a minha resposta seria essa logo abaixo:

"O programa ainda guarda esse nome porque, por mais vivência que você tenha na sua vida empresarial, por mais que pense que o caminho a seguir está traçado, ele mexe com você, ele te transforma. Transforma sua vida de uma tal maneira, AINDA que você só participe do processo, você sai de qualquer posição que esteja no momento e passa a refletir a vida novamente, enxergando novos horizontes, sentindo-se motivado e valorizado. Por esses e muitos outros motivos, seremos sempre Aprendizes"

Sendo assim, queria deixar meus parabéns a excelente produção do programa O Aprendiz, ao Justus por mantê-lo, a Vivi Ventura (pessoa que merece estar aonde está e muito mais) e um especial agradecimento à todos os amigos e membros da comunidade do Aprendiz 5 no orkut como Geo, Thiago, Eder, Karol, Fernando, Mauricio, Lili, Cacau, Franscisco, Kleverson, Marcos, Everton, Danilo e todos os outros 17.217 membros.