sexta-feira, 4 de abril de 2008

CARISMA



Olá!!

Primeiramente gostaria de fazer mais um agradecimento a Viviane Ventura e confirmar que ele não só merece o que falamos aqui, como muito mais. Registrado! Também gostaria de agradecer a todos pelo carinho e pelos posts aqui deixados, são muito importantes para mim.

Algumas pessoas têm um tipo de sedução que faz com que sejam naturalmente admiradas, queridas e tenham maior eficácia na comunicação e no relacionamento com seus contatos.

A esta “habilidade” podemos dar o nome de Carisma, e como toda habilidade, o Carisma deve ser praticado e aperfeiçoado continuamente.

Sabemos que vendedores carismáticos se destacam e conquistam seus clientes. Vamos então utilizar as letras da palavra C.A.R.I.S.M.A. em forma de acrósticos para sugerir algumas práticas que podem nos tornar mais carismáticos.

Cultive o bom humor: Pessoas gostam de alegria. Procure manter um sorriso verdadeiro no rosto, veja sempre o lado bom das coisas e fale de coisas positivas. Não seja uma pessoa “azeda”. E muito importante:- Não confunda bom humor com palhaçada, existem vendedores que para parecerem bem humorados ficam o tempo todo contando piadinhas, zombando dos outros e muitas vezes acabam sendo inconvenientes e chatos.

Aja com naturalidade: Nada pode ser forçado! Seja você mesmo, espontâneo e autêntico. Mas não abuse em roupas espalhafatosas, gargalhadas exageradas que não convencem, ou mesmo usar uma linguagem polida demais, mas que o coloca distante de seu cliente. Lembre-se que o limite que o afasta do ridículo é o bom senso.

Relacione-se com pessoas: Comunique-se, seja amigável e acessível. Procure sempre ajudar os outros e saiba agradecer e reconhecer o esforço alheio. Mostre interesse pelas pessoas, preste atenção aos pequenos detalhes (nomes, aniversário, datas especiais, etc). Relacionamentos devem ser cultivados e bem cuidados para se gerar bons frutos. Lembre-se que não adianta ser empático e simpático somente com o “Manda-Chuva” da empresa, pois se a equipe do seu cliente não for com a sua cara, mais cedo ou mais tarde irão te derrubar.

Inspire Confiança e Entusiasmo: Para ser admirado é preciso ser ético e mostrar autoconfiança. Atue com entusiasmo e será entusiasta!

Simplicidade com Elegância: Todos nós procuramos pelo que é simples e funcional. Tudo o que é complexo e sem equilíbrio acaba nos afastando. As canções dos Beatles, por exemplo, eram elegantemente simples, fáceis de acompanhar, e por este motivo conseguiam ser carismáticas.

Mantenha-se em Condições de Jogo; Cuide da sua aparência: - Se você anda sempre com uma má postura física, com roupas mal cuidadas, barba por fazer e cabelos desarrumados, seu cliente irá achar que você é desarrumado, seu produto é desarrumado e sua empresa é desarrumada.

Ame e será amado: Seja apaixonado pelo seu trabalho. Envolva-se com causas que você realmente acredita. Carisma tem haver com credibilidade. Se você não gosta do que faz dificilmente alguém irá lhe dar algum crédito.



4 comentários:

Anônimo disse...

Grande!!!

Bonita homenagem à nossa companheira de empreendedorismo, Viviane.

Sucesso para todos nós!!!

Parabens!!!

Obr. Karol Campos disse...

A única coisa que tenho a comentar eh " Onde eh que eu assino?"

Fantástico, George!!!!

Bjão!!!

Unknown disse...



Você é o Carisma em forma de LORD...

Alias ser Lord tem tudo a ver com carisma... Por isso seu texto está super show...

Beijosssss

Tatá

Unknown disse...

George, esse artigo do seu blog é auto-biográfico, não?

Abraço!