quinta-feira, 13 de março de 2008

O Aprendiz - O Sócio???



Olá pessoal, esse é meu primeiro post de, quem sabe, muitos que virão. Quero dividir com vocês a minha experiência na participação da seleção do programa Aprendiz 5 - O Sócio e levantar um questionamento a respeito. A idéia surgiu depois de entrar no blog da Vivi Ventura (link ao lado), ganhadora do programa Aprendiz 1.

Foram 43 mil inscritos inicialmente, depois parece-me que em torno de 8 mil selecionados (não tenho certeza com relação a isso, são suposições) para um jogo virtual do Sebrae no qual se classificariam 1000 (depois mudou para 995) para a próxima fase, sendo o primeiro de cada chave, uma vez que o jogo era dividido em chaves de 3 até 8 participantes. Eu passei desta fase como primeiro do grupo.

Os 995 foram reduzidos para 294 participantes através de um estudo e critérios da produção da Record. Eu também fui selecionado para esta terceira fase, que consistia numa entrevista em São Paulo com os consultores do Sebrae. Nesta entrevista usavam ferramentas para saber se você realmente era um empreendedor. Eu passei dessa fase.

A quarta e última etapa reduzia os 294 para 85. Estes 85 escolhidos faziam o teste de VT na Rede Record em São Paulo, era o último e decisivo teste para a escolha dos 16. Não entrarei em detalhes quanto a esta fase pois irei tratá-la com carinho mais tarde, mas posso adiantar que cheguei um pouco mais ansioso que as demais fases, porém logo fui tranquilizado e familiarizado pela produção do programa Aprendiz. Fiz o teste.

Contei cada etapa do processo para chegar a pergunta deste post: Por que o programa procura um sócio pro Justus e ainda tem o nome de O Aprendiz??? O Sócio não teria que ser alguém já com um aprendizado avançado? Não se ofenderia por ser chamado de sócio aprendiz, ou aprendiz de sócio???

Muitas respostas poderiam ser dadas, como "Simples, para aproveitar a fama dos programas anteriores com uma pimenta a mais" ou "De acordo com a versão americana do programa , não poderia mudar o nome, pois poderia perder credibilidade" enfim, várias respostas nos passam pela cabeça, mas a minha resposta seria essa logo abaixo:

"O programa ainda guarda esse nome porque, por mais vivência que você tenha na sua vida empresarial, por mais que pense que o caminho a seguir está traçado, ele mexe com você, ele te transforma. Transforma sua vida de uma tal maneira, AINDA que você só participe do processo, você sai de qualquer posição que esteja no momento e passa a refletir a vida novamente, enxergando novos horizontes, sentindo-se motivado e valorizado. Por esses e muitos outros motivos, seremos sempre Aprendizes"

Sendo assim, queria deixar meus parabéns a excelente produção do programa O Aprendiz, ao Justus por mantê-lo, a Vivi Ventura (pessoa que merece estar aonde está e muito mais) e um especial agradecimento à todos os amigos e membros da comunidade do Aprendiz 5 no orkut como Geo, Thiago, Eder, Karol, Fernando, Mauricio, Lili, Cacau, Franscisco, Kleverson, Marcos, Everton, Danilo e todos os outros 17.217 membros.



10 comentários:

Unknown disse...

George,
Ótima colocação sobre o sentido do programa e a sensação de ter participado da seleção.
Não fui tão longe quanto você, pois fiquei apenas entre os 995, mas me sinto um vencedor como todos que estiveram entre nós, até porque, fizemos grandes amizades.
Abraço!

Everton Leonardo disse...

George
Meus parabens ficou muito show
Pode ter certeza que estarei aqui todos os dias.
Pq processo seletivo vem e vão agora amigos ficam.
abraço...

Unknown disse...

George,
Excelente a sua ídéia de fazer o blog e relatar a sua experiência. Você me fez reviver todo o processo de seleção do qual também fiz parte, pena que não cheguei tão longe, mas 294 é um bom número, rsrs.
O seu questinamento a respeito do nome do programa está sensacional e é muito pertinente, além do que, corroboro com a sua colocação, pois também tenho a mesma sensação do querer mais e de me sentir mais motivada para buscar isto.
Fico lisonjeada pelo seu agradecimento e quero que saiba que pode contar comigo sempre que precisar.
Um grande beijo,
Geo

Anônimo disse...

Oi, George!

Em primeiro lugar, adorei o blog, acho que o tema dele é bem pertinente e dá muito o que "falar".

Quanto ao título do programa, a idéia é clara (pelo menos pra mim): O Aprendiz - O Sócio - ou seja, continua sendo no foco do aprendizado, com o intuito de preparar alguém para a sociedade com o Justus. Acho que o fato de o cara ser sócio, não o impede de ser aprendiz (ou vice-versa). E outra, não vai ser meio-a-meio, vai ser um pequeno percentual, e olhe lá! Rsrsrs!

Obrigada por nos citar, eu adorei te conhecer e sempre que eu puder (leia lembrar rsrsrs) vou passar por aqui pra comentar.

Beijos! Parabéns!

Anônimo disse...

Na verdade a satisfação foi toda minha meu amigo, e espero que um dia nos escontraremos no aprendiz 6 ou trabalhando juntos , o que axha! o tempo passa e as pessoas crescem assim como amizades verdadeiras.

Fernando Fernandes

Anônimo disse...

É isso George!!!

Adorei a resposta do motivo pelo qual o nome do programa continua sendo APRENDIZ...

Todos nós saimos mais maduros desse processo e com uma horizonte ampliado, bata sabe oq faremos daqui pra frente com essa bagagem adquirida!!

Parabém pela iniciativa do blog, acredito que formaremos um rede de relacionamento com os empreendedores masi determinados do mercado!!!!

Abçs

Anônimo disse...

Oi George! eu tive que deletar seu comentário do meu porque falava um pouco de detalhes....vc vai ver! sorry! parabéns pelo blog! adorei! beijinhos,
Vivi

Anônimo disse...

George,
Aproveito o espaço para complementar que a vida é um eterno aprendizado.Todos nós aprendemos diariamente. Seja por meio de nossas conquistas, por meio de nossas derrotas. Seja atráves de nossos erros ou acertos...Somos todos seres humanos e passíveis de tudo isso e muito mais. Portanto, não interessa a carga que cada um tem no momento ou a que ainda vai adquirir, indiscutivelmente estaremos aprendendo algo até o último dia de nossas vidas. A diferença é que agora, nós que participamos dessa seleção, somos todos Aprendizes com letra maiúscula e, acredito eu, todos com muito orgulho, independente da onde cada um chegou.
Parabéns pelo blog e dê continuidade a ele, certo? Sim, há momentos em que postar é preciso...
Bjo!

Eder disse...

Grande amigão!!!

Esse é o cara que ainda vejo lá no Aprendiz 5!!!

Escreve o que eu estou te falando amigão!!!

Abraço

We always will be Beans!!!

Unknown disse...

Entao George Parabens pela sua iniciativa com o Blog...
Eu disse no video que mandei para o programa que Pra mim a condição de ser Aprendiz é a melhor Caracteristica que um ser humano pode ter, independente do cargo que ocupa ou da idade que tem...É uma honra um sócio ser chamado de Aprendiz, quando na mais pura realidade é isso a unica forma dele permanecer sócio ou se tornar dono ou simplesmente trabalhar por conta propria...Ou seja somos aprendizes e nao paramos nunca de aprender...
Eu quero APRENDER ate o dia em que eu cerrar meus olhos e penso q esta é a unica forma de tirar proveito da vida e das pessoas lindas que nos cercam!!!
Bjs! sucesso sempre!!!
zizânia