segunda-feira, 17 de março de 2008

EFEITO BORBOLETA E O MUNDO GLOBALIZADO


Olá amigos, primeiramente queria agradecer imensamente os comentários de todos aqui, espero que continuem freqüentando, seja elogiando, criticando ou opinando.

Hoje vou falar deste mundo cada vez mais conectado. É impressionante a velocidade com que as coisas acontecem hoje e como elas refletem no mundo simultaneamente.

O mundo dos negócios está cada vez mais parecido com o Efeito Borboleta, parte da Teoria do Caos, do matemático Edward Lorenz. A Teoria do Efeito Borboleta diz que o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo.

O “Efeito Borboleta” dos negócios já é uma realidade. Hoje pela manhã, abri a internet e vi: “Temor em relação aos EUA derruba bolsas da Ásia” onde falava da compra da Bear Sterns, o quinto maior banco de investimento dos Estados Unidos, que estava à beira da falência ameaçado pela crise de hipotecas de alto risco.

Portanto, temos que cada vez mais nos conscientizar que o que antes era chamado por mundo e dividido por suas fronteiras e países, hoje é um país só dividido por seus Estados.

Hoje saber mais de uma língua, saber mais do que sua cultura ou o que acontece além do “quintal da sua casa” não é uma questão de diferencial, de pessoa atualizada, é sim questão de sobrevivência, de necessidade.

As empresas cada vez mais se vêem na necessidade de exportar, expandir seus negócios, abranger outras culturas. E aquela que, uma hora ou outra, não se adaptar a essa realidade, esta fadada a morte, seja por que não se “aventurou” em outros mercados, seja por que seu mercado foi invadido por empresas estrangeiras, o famoso “se ficar o bicho pega, se correr o bicho come.

Depois desse panorama, quero deixar uma indagação para que cada um faça a si mesmo: “Eu, empreendedor, estou preparado para o Efeito Borboleta empresarial?

Boa semana à todos!!



4 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, George! Mto bom começar a semana por aqui.
Eu gostaria de comentar um aspecto mais positivo sobre o seu post, sob a ótica de que também temos mais oportunidades nessa nova realidade.
Por mais que o mundo tenha criado uma proximidade maior por conta da globalização, ainda assim cada país ainda é um mundo, cada mercado tem suas características, e os empresários e businesspeople brasileiros não são diferentes; acredito que temos um diferencial importante, que é a versatilidade cultural e o jogo de cintura, que amadurecem nossa percepção e nos colocam um passo à frente quando nos damos conta disso.
Enfim, o importante é ficar atento às grandes oportunidades que encontramos diante desse cenário globalizado!
Beijos! Ótima semana pra vc!

Obr. Karol Campos disse...

Miopía empresarial...

As vezes os empresários não se dão conta de que um pequeno detalhe pode judar tudo. Parece que a comunidade empresarial nem se lembra mais da crise de 29, tudo começa com um pequeno rumor e do nada "CRASH"

Não podemos deixar passar nada, todas as ações hj têm algum tipo de consequencia!!!

Não podemos ser míopes, temos que enxergar longe, sair na frente. O pioneirismo sempre foi um bom diferencial competitivo!!! ;-)

Bju galera

Unknown disse...

George,

Muito bom e desafiador o seu artigo.
Eu acredito que viver em um mundo globalizado, tanto pode ser uma desvantagem, quanto uma vantagem, tudo depende de como encaramos isto. Eu particularmente, vejo a globalização como um acréscimo de possibilidades e oportunidades, mas é evidente que para vizualizarmos isto como empreendedores, precisamos desenvolver nossas habilidades e aptidões, buscar novos conhecimentos e rever valores éticos. Somente desta forma poderemos ser competitivos e sobreviver em um universo globalizado onde não há espaço para amadores.

Beijos.

Eder disse...

Grande brother Beans!

Eu, particularmente, lido com isso toooodooos os dias :/

Por que fiz a carinha triste? Pq atuo operando na BOVESPA!

Todas as vezes que cai um alfinete num pé de um diretor de uma grande empresa da China, por exemplo, e ele diz "ai", o Brasil e a nossa bolsa é diretamente afetada!!! E o pior!! Em questão de segundos!!

Mas, por outro lado, se a mulher desse Diretor resolve "realizar algumas vontades dele" (se é que me entendem" e ele vai de bom (ou melhor, ótimo) humor para o trabalho, a nossa bolsa é mais uma vez afetada, só que para melhor!

A globalização é sim um bom fruto do capitalismo voraz e audaz!

Mas uma coisa é certa: cada vez mais o empreendedor tem que estar "antenado" às notícias locais, nacionais e internacionais, porque senão ele é atropelado pelas próprias notícias!!!

Abrass